Texto O Espelho – Robert Fulghum

 Olá, pessoal!

Gostaria de postar aqui um texto que é muito próximo do meu coração, tanto que até o tenho impresso e colado na minha parede atrás do computador (junto ao meu quadrinho do Super Mario). Achei-o por acaso, sem pretensão alguma (e não é assim com as melhores coisas?), há anos. Quando o vi pela primeira vez não havia o nome do autor, e fiquei procurando por muito tempo até que simplesmente apareceu na minha frente, de novo, por coincidência.

Quando as coisas acontecem através de tantas coincidências assim, eu desconfio: em primeiro lugar, pode ser uma armação e alguém está tentando manipular as informações. Em segundo lugar, e acredito que tenha sido este o caso, é uma mensagem feliz de caminhar o caminho certo.

Compartilho então, com vocês, o texto “O Espelho”, de Robert Fulghum, que me inspira todos os dias (e ainda mais nos dias difíceis), disponível clicando aqui.

Profundo, não é? 

Eu acredito que é possível fazer várias reflexões a partir desse texto aparentemente simples. Podemos conectá-lo ao Viktor Frankl, médico e psicólogo austríaco e fundador de uma das correntes da Psicologia, a Logoterapia, que abrange discussões sobre o sentido da vida. Por quê fazemos o que fazemos. Todos os dias. 

E também sobre fazer limonada com limões, pois o espelho do texto foi retirado de um acidente de moto. Reconstruir o que foi quebrado, ressignificar experiências não tão agradáveis. Transformá-las em algo diferente e bom através da compreensão, de adquirir novos conhecimentos e evoluir. Às vezes gostaríamos de fazer muito em um curtíssimo espaço de tempo; quem sabe apenas trabalhando em nós mesmos, uma coisa de cada vez, consigamos refletir a nossa luz. 

Temos também o conto “O Espelho”, do escritor Machado de Assis (disponível clicando aqui), que traz uma perspectiva diferente sobre se espelhar. No conto, o personagem principal acaba de ser nomeado alferes, e todos à sua volta começam a agir diferente (família, amigos, pretendentes); ele, entretanto, não reconhece a figura que lhe reflete o espelho. É uma história super reflexiva e que de onde se derivam várias interpretações. 

O que vocês acharam? 🙂

REFERÊNCIA

https://jornal.paranacentro.com.br/noticia/37389/o-espelho

Compartilhe

Caroline Tirado

Caroline Tirado é psicóloga e escritora. Escreve desde os 12 anos. Sempre foi curiosa e questionadora dos por quês da vida e do mundo, principalmente sobre o comportamento humano. Aprecia as coisas simples. Gosta de filmes, séries, livros, HQs, músicas, jogos e o que há de legal por aí.

Este post tem 4 comentários

  1. Lucas Tirado

    Muito bom 👏🏻👏🏻👏🏻 parabéns pelo texto e pela iniciativa, estarei sempre por aqui pra ver as 9dades ✌🏻

  2. Debora Gimenez

    A metáfora não poderia ser melhor colocada e sim precisamos ser essa luz a iluminar os cantos escuros da terra

Deixe um comentário