Livro Os Sete Maridos de Evelyn Hugo – Taylor Jenkins Reid (2017)

 Olá, pessoal!

Hoje trago uma indicação de leitura que tem grandes chances de te surpreender, o livro “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo”, de Taylor Jenkins Reid, publicado em 2017(mas aqui no Brasil em 2019 pela Editora Paralela):

A autora nos apresenta a duas histórias que se cruzam, cada uma com seu foco a cada capítulo: a trajetória de Evelyn Hugo, uma atriz de Hollywood digna de espelhar Marilyn Monroe, e a de Monique Grant, uma jornalista que a entrevista já na melhor idade. A narração foca no quesito relacionamento de ambas as mulheres; Evelyn Hugo se casou sete vezes, e Monique Grant uma. Já parece interessante aí, mas o que intriga ainda mais o leitor é o fato de Evelyn ter requisitado Monique, apenas ela, para a entrevistar após anos fora dos holofotes. 

Me deparei com a sinopse deste livro zanzando pela biblioteca da Amazon em 2021. Ele não era tão famoso quanto está hoje, em 2023 (graças ao booktok, termo utilizado para denominar o fenômeno de indicação de livros através do app Tiktok), e tive o prazer de experienciar sua magia por conta própria. Li pelo kindle, aquele tablet simples com tecnologia de simular um papel, da Amazon (uma invenção genial, cabe em qualquer bolsa/jaqueta, levinho e há uma variedade de livros disponíveis por preços menores. Ele não tem notificação nem emissão de luz azul). Essa não é uma #publi, só sou uma leitora ávida e curiosa (e que tem a opinião de que nada substitui o cheirinho de uma página física).

A impressão que se tem, como leitor, é a de que Evelyn Hugo é baseada em Marilyn Monroe. Imagine que a original não morreu e seguiu seu curso como atriz hollywoodiana. É o que se tem no livro, em uma narração forte, estruturada, detalhista e que não economiza na profundidade da história e dos personagens que a compõem. 

Não julgue um livro pela capa. Esta não é uma história de glamour e frivolidades. De forma fluida e constante, a autora nos mostra que nada é o que parece ser. Há muito mais escondido sob a superfície serena e silenciosa da ponta de um iceberg, ou de uma atriz de sucesso sorrindo para as fotos em sua première, de braços cruzados com sua colega de elenco/melhor amiga e seu marido. 

Acompanhar a progressão da vida de Evelyn foi interessantíssimo, assim como os insights da jornalista Monique sobre si mesma e suas relações. Para mim, o que chamou mais a atenção foi o pensamento de que a vida é muito mais complexa do que um momento, uma fase, ou o que dizem sobre você.

Algumas das minhas citações favoritas:

1. “Ela foi casada sete vezes, e sobreviveu a todos os maridos”.

2. “Não te incomoda? Que aquilo que todo mundo menciona quando fala de você são os sete maridos? ‘Não. Eles são só maridos. A Evelyn Hugo sou eu'”.

3. “Quando se escava um pouquinho abaixo da superfície, a vida de qualquer um pode ser original, interessante, cheia de nuances e impossível de encaixar numa definição fácil”.

Ouvindo música clássica e o ronquinho de um cachorro, me despeço.

Obrigada por estarem aqui! 🙂

Compartilhe

Caroline Tirado

Caroline Tirado é psicóloga e escritora. Escreve desde os 12 anos. Sempre foi curiosa e questionadora dos por quês da vida e do mundo, principalmente sobre o comportamento humano. Aprecia as coisas simples. Gosta de filmes, séries, livros, HQs, músicas, jogos e o que há de legal por aí.

Deixe um comentário