Dicas formigantes #14

 Olá, pessoal!

Mais uma edição das nossas dicas que formigam o cérebro. Vamos lá!

1. Podcast “Bom Dia, Obvious” edição #204 Seu trauma não te define, com Ediane Ribeiro: esse episódio fala muito bem falado sobre trauma, o que é, como acontece, como é sentido, suas sutilezas e sintomatologia, relação com estresse diário e ansiedade. Gosto muito de aprender sobre esse assunto, pois sempre estão sendo feitos estudos científicos e saindo mais material que nos ajuda a compreender as nossas respostas ao stress e como isso impacta nossa saúde mental. “O mamute mudou de nome”; tópicos abordados que me acenderam uma fagulha de interesse foram as respostas automáticas e involuntárias ao stress, a adrenalização, processos neuro-hormonais, a hipervigilância, o acionamento (ativação/engatilhamento), o envolvimento do sistema nervoso central e do sistema imunológico (níveis e inflamação), dissociação, isolamento decorrente, fases de exaustão, trauma crônico no trabalho (burn-out), modo sobrevivência (stress sustentado no tempo). Achei muito interessante como o nosso sistema nervoso vai se desenvolvendo ao longo da vida com base nas experiências de segurança (ou não) que vamos experienciando, o que toca no assunto de relação abusiva (de quem pratica e de quem recebe o abuso). O podcast está disponível no Youtube (linkado acima) e também no Spotify.

2. Podcast “eaipodbeijar” Como o Autoconhecimento Influencia as Nossas Conexões – Victor Felsoza: muito obrigada, algoritmo do Youtube! Descobri um podcast super interessante, gostoso e leve de acompanhar nesse final de semana que engloba vários assuntos de vida que, francamente, às vezes nos deixam com uma grande incógnita pairando em cima da cabeça. Neste episódio as apresentadoras Raquel e Vanessa entrevistam Victor Felsoza, um filósofo, sobre a sua jornada de relacionamentos. Achei bacana a perspectiva e os insights que ele propôs para um debate entre homens e mulheres.

3. Façam exercício físico por 10 minutos: a dica esquisita de hoje é para escolher algum exercício que te chama a atenção e só ir. Tá com vontade de jogar basquete? Bora; não quer sair de casa pelo tempo chuvoso e quer uma atividade mais tranquila? Yoga no Youtube (mas com cuidado). Movimentar o corpo é essencial, e vai te ajudar em mais jeitos do que você imagina.

É isso, pessoal! 

Obrigada por estarem aqui. 🙂

Até a próxima!

Compartilhe

Caroline Tirado

Caroline Tirado é psicóloga e escritora. Escreve desde os 12 anos. Sempre foi curiosa e questionadora dos por quês da vida e do mundo, principalmente sobre o comportamento humano. Aprecia as coisas simples. Gosta de filmes, séries, livros, HQs, músicas, jogos e o que há de legal por aí.

Deixe um comentário